segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Ushuaia 2013

Você já ouviu falar no Fim do Mundo? Pois é, ele existe.

Chama-se Ushuaia e é mais lindo do que você possa imaginar. Ushuaia é uma pequena cidade da Argentina,  com pouco mais de 20 mil habitantes. É a capital da Província da Terra do Fogo, no extremo sul da Argentina, há apenas 700 quilômetros da Península Antártica. Recebeu o apelido de “Cidade do Fim do Mundo”, por ser a cidade mais ao sul (austral) do planeta que se pode chegar por estradas.




Foi colonizada por europeus a partir de meados do século XIX, e a cidade cresceu lentamente ao longo da primeira metade do século XX, organizando-se em torno da instalação de um grande presídio, o que fez com que se formasse uma impressão sombria sobre o local. A partir da metade do século este presídio foi extinto, a cultura se diversificou e o progresso se deu mais rápido, depois por receber a visita do navio Beagle onde viajava Charles Darwin e finalmente ao se tornar Zona Franca para o comércio, inclusive com incentivos governamentais para a fixação de novos residentes.



Hoje, é conhecida e respeitada como um dos mais belos atrativos turísticos da América do Sul, e se tornou conhecida com a "Cidade do Fim do Mundo". Realmente Ushuaia é um lugar maravilhoso, cercado de altas montanhas coroadas de neve, lindos bosques nativos, lagos cinematográficos e margeada pelo histórico Canal de Beagle.



Ushuaia tem um clima frio e úmido com bastante vento durante todo o ano. No inverno, que vai de junho a outubro, a temperatura varia de -6º C e 4º C, e do centro de Ski Cerro Castor a temperatura pode chegar a -15ºC. Entre os meses de outubro e março, a temperatura está mais quente e agradável, com temperatura média de 10oC. Nesta época, os dias ficam mais longos, com duração de até 18 horas. Esse período é ideal para realizar trekkings e passeios de barco.



A pinguineira pode ser visitar entre os meses de dezembro e fevereiro, quando são registradas temperaturas que variam de 6ºC a 18ºC.



Se você quiser ir ao Ushuaia via terrestre poderá fazê-lo através de estradas até o Estreito de Magalhães, onde será necessário a travessia por balsa (cerca de 20 minutos). Após a travessia virá a aduana de saída da Argentina e entrada no Chile. Depois, cerca de 250 km de estrada de rípio até a próxima aduana (saída do Chile  entrada na Argentina) e finalmente se chega ao fim... fim do mundo. 














9 comentários:

  1. Recebi hoje um convite pra ir, em março de 2013, ao Ushuaia-ARG, com outros dois motociclistas.
    Proposta muito tentadora... vou estudar a viabilidade já que terei - caso aceite - apenas quatro meses de planejamento.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Ushuaia é um local maravilhoso, quando fui deu vontade de largar tudo e ficar lé para sempre, se for possivel coloque Calafate no seu roteiro, visitar o Perito Moreno é inesquecível, outro local imperdível é Torres Del Paine, saindo de El Calafate dá para ir e voltar no mesmo dia.

    O vento naqueles lados é coisa séria, aluguei um carro para ir a El Chalten e Torres Del Paine e mesmo no carro é difícil de dominar, teve uma hora que estava tão forte que não conseguia abrir a porta do carro para sair.

    ResponderExcluir
  4. Beleza Juliano, agradeço por suas dicas...estão anotadas. Quanto ao vento realmente é coisa séria e leio muitos relatos falando disso.

    ResponderExcluir
  5. Não, pra mim já seria complicado ir agora em março por conta de escala de trabalho, entre outras coisas, mas os caras que me chamaram também não foram pois um deles caiu com a moto no mês anterior e ela (HD) não ficou pronta. Talvez viajemos juntos no fim do ano (nov/dez), mas minha ida é quase certa.

    ResponderExcluir
  6. Elton, td bem? Estou em planejamento para ir a ushuaia partindo dia 02/01/2014. Como sou prof universitário preciso obedecer as minhas férias. Por enquanto estou indo fazer uma viagem sólo, por falta de cia (minha esposa nao vai pois nossa neném estará com 6 meses na época). mas nao descarto sair antes. Como estão seus planejamentos? Deixo aqui meu mail rogesert@usp.br

    abç

    ResponderExcluir
  7. Boas viagens para todos!
    Elton, estou planejando desde Maio, ir para Ushuaia no dia 02 de Janeiro de 2015, por causa das férias do meu trabalho e férias escolares de minha filha.
    Infelizmente, não vou de moto e sim com minha Land Defender, e estou procurando parceiros para esta empreitada que começará no Rio de Janeiro.
    Já estou com a rota dos melhores lugares da Argentina e Chile totalizando 10868KM.
    A quem possa interessar entre em contato com thewallbert@gmail.com ou albertosoares@horttusbrasil.com
    Abç...

    ResponderExcluir
  8. Olá Alberto!!! Mais um "viajandão"...rsrsrs.
    Olha, meu projeto Ushuaia ainda está na gaveta, mas a qualquer momento pode sair de lá para as estradas. Vou ver aqui como ficam minhas possibilidades pra esse período que você pretende ir... além do que fizeram umas mudanças em minha escala de trabalho para o próximo ano, de forma que terei que fazer alguns ajustes pra tornar possível. Vamos nos falando então. Abraços.

    ResponderExcluir

Agradeço por sua visita e comentários.