domingo, 13 de janeiro de 2013

Impressões da "Marazul", a Super Tenere 1200

Ontem rodei 400km com a Marazul... no início confesso que fiquei meio "cabreiro", me perguntando que diferença tão significativa poderia eu sentir nesta moto em reação à XT660R. É, porque não sou do tipo "velocista", e até porque, se fosse, eu andaria em pistas de corrida e não em estradas comuns, onde EU fosse o "fodão", corajoso, arrojado, destemido, o "super", andando em meio a pessoas normais, medrosas, "barbeiras", com visão debilitada e etc. Bom, mas esta é outra questão. Eu ando normal e me perguntava em que a Super Tenere me acrescentaria, além das aparências.


Já nos primeiros 20 km, assim que saí do trânsito urbano, senti a primeira grande diferença. Meu capacete pareceu outro, ficando extremamente silencioso, e pude assim desfrutar do Scala Rider (também em teste pela primeira vez). Na XT660R, mesmo com a bolha que uso, a turbulência na altura do capacete é enorme (mas agora é que passei a perceber), inclusive para o carona. Na XT1200Z isto desaparece. O vento no peito é apenas um leve sopro, e nem piloto nem garupa são incomodados pelo vento. Nota 10 pra "Marazul", e primeiro ponto forte a favor.

Andando mais um pouco começamos a pegar algum trânsito na BR101 e a "Marazul" mais uma vez me surpreende. Se era fácil fazer ultrapassagens com a XT660R, com a XT1200Z isso é mole demais. Ela é menos arisca no momento inicial da aceleração, mas em segundos ela mostra que pra ela não tem "tempo ruim", e se você decidir passar, vai passar.

Aos poucos fui percebendo outras qualidades desta máquina. Fazer curvas com ela é algo extremamente fácil e seguro. É incrível mesmo! A sensação que se tem com ela é realmente diferente. Tão diferente que me vi fazendo as curvas mais rápido que de costume, e tombando mais. Isso acabou me levando a descobrir outra qualidade: os freios. Quando necessitei deles, nas primeiras vezes o fiz como se estivesse na XT660R. Aos poucos, nas frenagens seguintes fui notando o quanto o ABS torna esta tarefa mais fácil e segura. Precisei usá-los "mesmo" e foi surpreendente o efeito.

Noutro momento tive a possibilidade de me surpreender com a suspensão. Passamos por um trecho com muita irregularidade no asfalto, levei um susto quando me deparei com isso, mas a moto passou sem dar confiança. Não balançou, não sofreu qualquer desvio. A suspensão dessa moto simplesmente diz "tchau" pra estas coisas e segue adiante. Ela não se abala. Com toda certeza, a XT660R teria balançado um pouco, mas a "super" foi muito diferente. E é esta suspensão que também faz diferença nas curvas, levando a moto a ser firme.

Bom, como nem tudo é perfeito, teve uma coisa que me incomodou, e inclusive já tinha lido algo à respeito: o pedal de freio. Li que o mesmo é muito curto e que por isso o pessoal usa um "alongador". Realmente a posição deste pedal é horrível. E me fez lembrar da Super Tenere 750, na qual tive o mesmíssimo problema, o que é de certa forma compreensível uma vez que esta moto tem a concepção OFF e deve considerar mais a pilotagem de pé e, sendo assim, a posição do referido pedal é perfeita. Mas... se você se sentar... prepare-se para, em longa distância, começar a sentir dor no pé, de tanto ter que ficar dobrando o mesmo para cima e para dentro. Na 750 eu resolvi isso simplesmente retirando o pedal e o recolocando (girando) uns 15 graus mais para baixo. Nessa 1200 eu dei uma olhada (não tentei ainda) e vi que o formato do mesmo pode trazer alguma dificuldade de fazer isso, mas vou experimentar.

É isso, a motoka é brilhante e tenho certeza que, à medida que eu for andando com ela e me acostumando, vou me encantar ainda mais.

Um trecho da página oficial da Yamaha, sobre esta moto:

"O sonho de cada motociclista é diferente, mas a máquina dos sonhos sempre é aquela que possibilita que você “Vá Além” de qualquer coisa que já vivenciou antes. Foi para isso que a Super Ténéré foi construída. É um puro sangue que leva o lendário espírito Ténéré além das estradas pavimentadas, para as montanhas ou viagens de longas distâncias. 

O que está além da próxima serra? Pode ser um mundo verde ou um trecho árido de terra amarela sob um céu azul. Você poderá encontrar animais selvagens ou os sorrisos do povo local. Fora da cidade para o interior, a estrada à sua frente pode seguir reta como uma flecha ou sinuosa rumo às colinas. Seu caminho pode sair da rota pavimentada para estradas de terra e trilhas. Você pode querer viajar longas distâncias com um(a) amigo(a) na garupa. Ao conduzir a Ténéré, a aventura os espera e os únicos limites são o que você se atreve a sonhar. Esta é a máquina que agrega o sonho de aventura, transpondo fronteiras internacionais, onde quer que o seu sonho o leve."

4 comentários:

  1. Cada vez que subo na moto super ténéré, tenho a sensação de liberdade, para min esta moto está completamente perfeita, parabéns a equipe da Yamaha. Já rodei 12900 KM.
    Estou muito satisfeito.

    ResponderExcluir
  2. Legal Marcos, eu já havia experimentado a Super Tenere 750 (tive uma 97 entre 2000 e 2003) e era um motão. Agora, estou começando a desfrutar desta 1200 que realmente é incrível. Que venham mais muitos e muitos quilômetros.

    ResponderExcluir
  3. Elton , parabens pela motode fato é maravilhosa . se der fale um pouco sobre a super 750 existem muitos elogios e pouco comentarios sobre essa lenda que ainda faz a lagria de muitos motociclistas . um abraço.

    ResponderExcluir
  4. parabéns sou apaixonado tb adoro moto viajar com a garupa melhor ainda a minha tenere 1200 essa e ótima já rodei 60.000 km perfeita

    ResponderExcluir

Agradeço por sua visita e comentários.