segunda-feira, 5 de outubro de 2015

9º Dia - Expedição Bonito 2015 - Lages-SC x Canela-RS


- Distância Percorrida: 408 km
- Hospedagem: Pousada Encantos da Terra

Acordamos mais cedo e arrumamos toda a bagagem na moto, em seguida pedimos o café, e finalmente nos aprontamos para o percurso que nos separava de realizar a segunda etapa da expedição, chegando à Canela e Gramado-RS.

Saímos às 07:20h com a temperatura de 10ºC mas sem chuva, e isso já era muito bom, entretanto o céu estava bem fechado e por essa razão já saímos equipados pra chuva. Pegamos a BR-282 e saímos de Lages, tomando a SC-114 à direita, numa subida estreita. e alguns quilômetros adiante, em plena subida, fomos parados por um bombeiro, que preventivamente ia avisando aos veículos para diminuírem a velocidade e aguardar. Havia ocorrido um acidente na curva pouco mais acima, e ele ia descendo e se colocando sempre no final da fila, esperando o próximo carro se aproximar. Achei bastante interessante o procedimento deles, que deveria ser aplicado em todos acidentes nestas circunstâncias, o que por certo evitaria que outros acidentes ocorressem, em decorrência da fila que se forma (se é usual eu não sei, mas nunca vi nenhum deles, nem bombeiro, nem policial rodoviário tomando tal iniciativa).

Pista liberada, seguimos em frente, e uns 10 km antes de São Joaquim reformas na estrada, algumas curvas bem fechadas. Mas com calma, atenção e prudência, tudo transcorreu bem.

Chegamos à São Joaquim-SC, a cidade mais fria do Brasil, e após abastecermos a moto, passamos pela cidade procurando a saída para Canela-RS, e pra nossa surpresa, descobrimos que teríamos que retornar a Lages-SC, pegar a BR-116 até Vacaria-RS, e lá teríamos duas opções, ambas pavimentadas. Outra opção pra não ter que retornar seria descer até a BR-101 e seguir por ela, mas esse era o caminho de volta. Mas nenhuma das duas me contentou... quero uma terceira opção!!! Sim, seria percorrer cerca de 70 km de terra. Depois de pensar bastante, resolvemos encarar o desafio.

Subimos lentamente nos primeiros 5 km e depois foram 20 km de descida, até cruzarmos o rio Pelotas. Íamos devagar, com muito cuidado, afinal a moto estava muito pesada e os pneus muito cheios, e a estrada, embora seca, com muito pedregulho. Iniciamos nova subida, de 960 para 1360 metros de altitude, num percurso de 11 km. Continuamos descendo até São José dos Ausentes-RS, onde terminou nossa aventura off-road e reencontramos o asfalto, na BR-285.

A estrada está excelente e tranquila, e assim fomos até Bom Jesus onde tomamos a RS-110 após passar por toda a extensão da pequena cidade. Pouco adiante começamos a encontrar alguns trechos curtos com muitos buracos, alternando com trechos maiores com pavimentação razoável. Foi assim até próximo à segunda entrada para Jaquirana-RS.

Alcançamos a RS-453 e paramos no restaurante Rota 453 para o almoço. Ali pedimos informação e nos orientaram que tínhamos três opções. A primeira opção, com total de 63 km, seria seguir na RS-110, passando reto no trevo, percorrendo 28 km de terra (segundo um morador da região, em péssimo estado), chegando em São Francisco de Paula-RS, a 35 km de Canela. A segunda opção teria 64 km no total, sendo 23 km de asfalto até Lajeado Grande-RS, pela RS-453, e depois mais uns 36 km de terra (em melhores condições que o trecho em terra da primeira opção) até a RS-235, já a 5 km de Canela-RS.  A terceira, toda asfaltada, com 82 km no total. Já estávamos satisfeito com o off-road já realizado e por isso escolhemos esta terceira opção.

Chegamos em Canela às 16:30h e fomos até Gramado fazendo um reconhecimento inicial. Já tínhamos a indicação de uma pousada em Canela e logo percebemos que praticamente não faz diferença entre estar em Canela ou Gramado afinal as duas se unem. Fomos à Pousada Encantos da Terra e nos acomodamos.

Bagagem retirada, banho tomado, pequeno descanso... bora pra noite, pois hoje é aniversário da minha Gata.



Dicas do dia:

BOA DO DIA:
O dia da minha Gata tinha mesmo que ser um super dia... foi maravilhoso.
FURADA DO DIA: 
Nada tirou a nossa alegria nesse dia..


Pela manhã, em Lages-SC

Dez graus de temperatura... bommmmm!!!

0
Chegando em Gramado-RS
0
Chegando na pousada, em Canela-RS




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço por sua visita e comentários.